fbpx

APCC procura encontrar respostas inovadoras na reabilitação, em projeto que promove a mobilidade e a aprendizagem dos colaboradores

Numa instituição como a APCC, é essencial procurar sempre melhorar a qualidade dos serviços prestado às pessoas com deficiência, encontrando respostas inovadoras para os desafios colocados pelos novos paradigmas sociais e económicos. Foi neste contexto que um grupo de colaboradores da Associação esteve na Noruega, para realizar um programa de formação no campo da reabilitação da paralisia cerebral.

Entre os dias 5 e 9 de novembro, foi possível àqueles profissionais conhecer as práticas e o enquadramento da atividade do Centro Hospitalar de Vestfold – um hospital regional com valências reconhecidas ao nível do diagnostico, avaliação funcional e tratamento – através da observação direta do trabalho desenvolvido e de visitas às infraestruturas e serviços associados.

A informação recolhida, que se estendeu ainda à forma como aquela unidade coopera com os serviços regionais de saúde e reabilitação, irá agora, no regresso a Coimbra, ser avaliada de forma a permitir identificar boas práticas e ponderar o desenvolvimento na APCC de diferentes metodologias, procedimentos e práticas, bem como novas parcerias.

Esta mobilidade na Noruega é a segunda do género (em julho, um outro grupo de profissionais havia estado em Itália, na Scuola Centrale Formazione) realizada no âmbito do projeto “+ FUTURO, Estratégias de Especialização Inteligente em Reabilitação na Área da Paralisia Cerebral”, que pretende reforçar a ligação entre a missão da Associação e a modernização dos Serviços, bem como promover a atualização e melhoria de competências e reforçar a especialização dos profissionais.

Nascida de uma auscultação realizada pelo Gabinete de Projetos junto dos colaboradores da instituição, esta iniciativa começou por identificar três necessidades essenciais: renovar a resposta diferenciadora proporcionada pela diversidade e complementaridade dos profissionais e equipas multidisciplinares da APCC; assegurar a atualização do conhecimento, à luz dos avanços científicos a nível internacional, para dar resposta ao ritmo exponencial das exigências do sistema social e económico; progredir e manter o nível de qualidade, para aumentar os vínculos entre a missão e a modernização da (re)habilitação.

Foram assim identificados os parceiros que, a nível europeu, poderiam servir como modelo de observação e que serão os anfitriões de 41 mobilidades de profissionais da APCC, para um total de cerca de 200 horas de formação. Além dos já referidos Centro Hospital de Vestfold e Scuola Centrale Formazione, integram ainda este projeto o Centro de Inovação e Desenvolvimento do Município de Linköping (Suécia), a Associação Europeia para a Educação de Adultos (Bélgica) e a WESC Foundation (Reino Unido).

“+ FUTURO, Estratégias de Especialização Inteligente em Reabilitação na Área da Paralisia Cerebral” é financiado pelo programa Erasmus+ e gerido pelo Gabinete de Projetos da APCC, à semelhança de projetos como o “REVADIS” (na área do reconhecimento de competências) ou o “ICT in Music Education” (aplicação da tecnologia no ensino da música). Pode conhecer outros projetos, atuais ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.