fbpx

Colaboradores da APCC estiveram na Dinamarca para iniciar projeto europeu de formação para profissionais de saúde

Arrancou na passada semana, em Copenhaga (Dinamarca), o projeto europeu “Health Could Be Learned”, através do qual a APCC e parceiros da Dinamarca, Lituânia e Reino Unido pretendem alargar e promover as competências e conhecimentos de profissionais da área da saúde que trabalham com diversos grupos de pessoas, com e sem deficiência, acerca de estilos de vida saudáveis e da redução das desigualdades nesta área.

Naquela que foi a primeira reunião transnacional realizada no âmbito desta iniciativa, técnicos da Associação e das demais entidades envolvidas desenharam o programa de ações a desenvolver, no que tiveram o apoio de outras organizações dinamarquesas dos campos da educação e formação. Ficaram assim definidos os próximos passos, que levarão ao desenvolvimento de módulos de formação baseados numa abordagem inovadora.

A abordagem do projeto é baseada no conceito ABC e no modelo KRAM, que têm ambos como objetivo reforçar a saúde mental e aumentar a capacidade das pessoas para lidar com os problemas e os desafios. Através dos módulos referidos, que serão igualmente validados durante a formação piloto a realizar pelos profissionais envolvidos, os futuros formandos ficarão aptos para aplicar e desenvolver esta metodologia em cada país participante.

O projeto “Health Could Be Learned” aborda temáticas como a educação para a saúde e hábitos de vida saudável, a alimentação saudável e o combate das desigualdades na saúde, tendo como grupos alvo os jovens e adultos com deficiência ou com atividade e mobilidade reduzida devido à deficiência, os desempregados de longa duração e as pessoas idosas e inativas. Tem como parceiros a APCC (Portugal), a Dansk Oplysnings Forbund (Dinamarca), o LSA Mokymo ir Konsultavimo Centras (Lituância) e a Juvenile Justice International CIC (Reino Unido), sendo cofinanciado pelo programa Erasmus+.

É igualmente através daquele programa europeu que são ou foram desenvolvidos, com a intervenção do Gabinete de Projetos da APCC, o “Preg-Equal – Pregnancy in Women with Disability: The Right to Information, Knowledge and Quality on Prevention and Accompaniment”, o “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” ou o “TRUST – Tailoring Law and Health Initiatives to promote Inclusion on Mental Illness”, entre outros. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.