fbpx

Quentes e boas!… as castanhas e as emoções, em mais uma Feira das Colheitas!

A designação oficial diz que é uma feira, mas é isso e muito mais: é uma celebração (dos sabores e saberes do outono), é uma mostra (de vários produtos resultantes das atividades desenvolvidas na Quinta da Conraria), é um (re)encontro (de amigos e familiares) e é uma festa (de utentes, colaboradores e voluntários da APCC, mas também de toda a comunidade envolvente). Ontem foi dia de mais uma edição da Feira das Colheitas e no ar voltou a pairar o maravilhoso cheiro das castanhas assadas e muita alegria e felicidade.

A abrir, como começa a ser ‘da praxe’, vieram os Semp’a Bombar, com o seu ritmo contagiante a dar o mote para um dia inteiro de animação. Mas o grupo de bombos da Associação já não faz a festa sozinho, fazendo-se acompanhar pelos Bolitrotes, as ‘marionetas’ de grandes dimensões criadas na Sala O2, que acabam por ser um símbolo do espírito da Feira, cruzando o popular e o tradicional com a criatividade e a cultura. E aberto o certame, logo todos correram para o carrinho das castanhas e as barraquinhas.

Em exposição e à venda estiveram frutas e legumes, ervas aromáticas e plantas, bolos e bolachas, doces e compotas, almofadas e tapetes, mas também peças decorativas e artísticas e tudo o mais que remete para esta época do ano. E ainda houve jogos tradicionais e, claro, o DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada) a animar todos os visitantes com a sua sempre cuidada seleção das melhores músicas populares, no Baile das Colheitas.

A Feira das Colheitas é realizada uma vez por ano e pretende ser um espaço para divulgar as atividades quotidianamente levadas a cabo na Quinta da Conraria – onde estão sediadas diversas valências da APCC no campo das atividades ocupacionais, do acompanhamento e animação ou da formação profissional, mas também o Centro Hípico, a Quinta Pedagógica, a Quinta Biológica e o Lar Residencial –, muitas delas relacionadas com a vida típica numa quinta.

A organização é da Quinta Pedagógica “O Caracol”, que desenvolve ao longo do ano um intenso programa que inclui festividades, as Férias de Verão na Quinta, visitas guiadas, festas de aniversário e outros eventos. Saiba tudo sobre o plano de atividades, inscrições e pedidos de visitas de estudo em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.