fbpx

APCC ajuda a “Salvar a Terra”: iniciativa inclui debate, colocação de ecobarreira e ação de limpeza

A APCC vai levar a cabo, no próximo dia 25 de novembro, a iniciativa “Salvar a Terra”, promovida pelo Departamento de Serviço Social da Formação Profissional da instituição. Vai ser um dia inteiramente dedicado ao ambiente, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade do planeta através de práticas exemplares e para a melhoria da qualidade ambiental e, consequentemente, da qualidade de vida.

O programa tem início pelas 09H30, com a realização de um debate sobre o tema “A sustentabilidade global não pode acontecer sem sustentabilidade local”. Na Sala Multiusos da Quinta da Conraria, marcarão presença Helena Freitas (professora da Universidade de Coimbra e antiga Provedora do Ambiente da cidade), João Serôdio (ativista e fundador do ClimAção Centro) e João Alberty (técnico superior da Agência Portuguesa do Ambiente), estando a moderação a cargo do jornalista Miguel Midões.

Depois, pelas 12H00, terá lugar a colocação de uma ecobarreira na ponte do rio Ceira junto à Quinta da Conraria, com a colaboração dos Bombeiros Sapadores de Coimbra e da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas. Trata-se de uma estrutura construída reutilizando garrafões de plástico, destinada a reter as algas e o lixo flutuante do rio, impedindo que ele chegue ao Mondego e, consequentemente, ao mar. Barreiras semelhantes foram utilizadas pelas autoridades brasileiras, antes da realização dos Jogos Olímpicos de 2016, com o objetivo de reduzir a poluição.

De tarde, a partir das 14H30, decorrerá ainda uma ação de limpeza dos espaços envolventes da Quinta da Conraria, por utentes, formandos e colaboradores da instituição. A comunidade local é também convidada a participar em nas ações da iniciativa “Salvar a Terra”, que surge na continuidade de diversas atividades, realizadas junto dos formandos da APCC, de sensibilização para a importância das ações diárias locais para a preservação do meio ambiente e as alterações climáticas globais.

A área de formação profissional da APCC tem uma oferta alargada e reconhecida pelo mercado, devidamente certificada, com níveis de qualidade elevados e distinguidos por diversas entidades nacionais e europeias. Abarca áreas como mecânica automóvel, jardinagem ou cozinha, entre muitas outras. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.