fbpx

Muito mistério em torno das máscaras do Carnaval da Quinta da Conraria!

Há quem fale em ‘brincar ao Carnaval’, mas essa é uma brincadeira que é levada muito a sério na APCC!… Vejamos o exemplo do último desfile carnavalesco na Quinta da Conraria, na passada sexta-feira, em que o tema “A Máscara – Quem Sou?” deixou tanta gente de cabeça à roda a tentar descobrir a identidade dos mascarados, como encheu de alegria e animação uma manhã de partilhas, amizades e talentos.

À semelhança do programa televisivo que deu o mote para a festa, não faltaram investigadores, mas a diferença aqui foi que todos – utentes, colaboradores e voluntários – entraram na brincadeira e não esconderam os seus palpites, uns mais informados do que outros. Não vamos dizer que o sucesso das ‘investigações’ foi total, mas nem tal seria expectável perante a qualidade das máscaras apresentadas.

E quem desfilou, afinal? Nas participações coletivas, houve de tudo um pouco, com “Os Cowboys”, “O Amor do Faraó”, “As Máscaras”, “Os Caretos”, “Brigada Quintanovírus”, “Os Dragões da Quinta”, “Todos Diferentes, Todos Iguais” e “Show das Poderosas” – para quem está a ler este texto e também quer jogar, podemos até enumerar os grupos participantes, mas por ordem alfabética, para não revelar identidades: Artes Manuais, Formação Profissional, Informática, Teatro, Tecelagem de Almalaguês, URDP 1, URDP 2, sem esquecer os voluntários europeus. Quanto às participações individuais, também não faltou mistério: Odalisca, Corvo, Borboleta, Macaco, Múmia e Anónimo.

Falta só mesmo dizer que, no meio de toda a alegria (que começou, como já é habitual com o grupo de bombos Semp’a Bombar e os Bolitrotes), o concurso de máscaras quase ficava esquecido… mas só mesmo quase, porque quando chegou a altura das votações do júri e do anúncio dos resultados, as atenções não se dispersaram nem por um segundo! E embora tenha havido vencedores ‘formais’, vencedores foram mesmo todos o que ajudaram a construir mais uma memória da comunidade APCC!

A celebração do Carnaval na Quinta da Conraria é uma das muitas atividades organizadas pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, tanto internas, como abertas à comunidade. São de destacar, por exemplo, as visitas guiadas e os ateliês para uma vida e uma alimentação saudáveis. Saiba tudo sobre o plano de atividades, inscrições e pedidos de visitas de estudo em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.