fbpx

Coimbra a Brincar 2018

A APCC começou tudo a brincar… e a CRITICAL Software terminou da mesma forma, distribuindo os prémios que ganhou no “Coimbra a Brincar”!

O que pode acontecer quando a APCC, no âmbito do “Coimbra a Brincar”, convida a partilhar um momento de brincadeira? Pode ser o início de um conjunto de acontecimentos como o que terminou ontem com a distribuição pela CRITICAL Software de vários prémios que ganhou por ter respondido com entusiasmo àquele desafio.

Na sede da empresa estiveram, por isso, muitos dos seus destinatários finais: duas alunas da Coimbra Business School | ISCAC e representantes do Agrupamento de Escolas de Cinfães e dos Bombeiros Voluntários de Ansião. Mas não foram os únicos, pois ainda estiveram presentes responsáveis da APCC, da CRITICAL Software e do patrocinador Coimbra Business School | ISCAC, e também o Gedson e o Maclovim, dois dos mais jovens utentes da Associação, que representaram nesta ocasião algo que está no centro das razões por que o “Coimbra a Brincar” foi criado: a vontade de brincar.

Ler mais

“Coimbra a Brincar” volta a chamar milhares de pessoas para a brincadeira, nos dias 27 e 28 de maio

A sexta edição do Coimbra a Brincar vai decorrer nos dias 27 e 28 de maio, com mais de 100 atividades completamente gratuitas, que pretendem (re)lembrar que brincar é um direito de todos. São esperados milhares de pessoas – em 2017, houve cerca de nove mil participantes e o número tem vindo a aumentar de ano para ano – que poderão desfrutar de um programa que se estenderá da manhã ao final da tarde e que é dirigido a brincalhões de todas as idades.

As iniciativas são todas dinamizadas pela APCC e 52 parceiros da região, estando previstas estreias como o minigolfe, a modelagem de balões, o yoga para bebés, as artes marciais, as pinturas faciais ou a capoeira. Regressam ainda vários ‘clássicos’ que são sempre um sucesso, como os insufláveis, os jogos tradicionais gigantes, os passeios a cavalo ou os contos e dramatizações.

Ler mais

Parceiros do “Coimbra a Brincar” assinaram acordo de cooperação para que o brincar seja visto como essencial

Desde a sua criação por iniciativa da APCC, em 2013, o “Coimbra a Brincar” tem vindo a ser organizado em colaboração com dezenas de parceiros da região, que, ao dinamizarem atividades que promovem o brincar, têm permitido que esta iniciativa tenha vindo a juntar todos os anos milhares de participantes.

Por essa razão, e para vincar o compromisso de continuar a promover a mensagem de que o brincar é uma componente essencial da vida, foi assinado ontem (21 de maio) um conjunto de acordos de cooperação entre a Associação – representada pelo presidente da Direção, Antonino Silvestre – e estes parceiros.

Ler mais

A Grande Parada foi só o ‘aquecimento’: o “Coimbra a Brincar” é já nos dias 27 e 28 de maio!

Uns desceram da Universidade e animaram a Alta com muita música e enorme alegria (e até uma mensagem muito importante sobre os benefícios da alimentação saudável…), que conquistou estudantes, turistas e outros transeuntes. Outros partiram da Estação Nova e percorreram as ruas da Baixa com um entusiasmo que contagiou lojistas, clientes e, inevitavelmente… turistas. Ainda vieram os Semp’a Bombar e muitas crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC e a festa fez-se, primeiro na Praça do Comércio e depois na Praça 8 de Maio.

Foi mais uma Grande Parada do “Coimbra a Brincar”, em que foi apresentada a edição deste ano (a sexta deste grande evento que junta milhares de pessoas em torno da ideia de que o brincar é essencial à vida) e em que se fez um primeiro ensaio para todas as brincadeiras que a APCC e os seus 52 parceiros têm já preparadas para os dias 27 e 28 de maio.

Perante tod...

Ler mais

Grande Parada une a Baixa à Alta para dar a conhecer mais uma edição do “Coimbra a Brincar”

É já na manhã do dia 17 de maio que uma Grande Parada vai percorrer as ruas da cidade com o objetivo de apresentar o “Coimbra a Brincar 2018” e tornar público um programa com mais de 100 atividades, completamente gratuitas e para todas as idades, que se espera que venham a juntar, como tem acontecido desde 2013, milhares de pessoas.

A partir das 10H15, dois grupos de ‘brincalhões’ – constituídos por elementos da APCC e dos seus 52 parceiros na organização – sairão das zonas envolventes da Universidade de Coimbra e da Estação Nova e unirão a Alta e a Baixa com muita animação, tendo paragem obrigatória na Praça do Comércio e uma enorme festa final na Praça 8 de Maio, onde a edição deste ano do “Coimbra a Brincar” será apresentada, pelas 11H00.

Ler mais