fbpx

Relaxar e celebrar: canoagem ‘fechou’ ano desportivo na APCC

Nem só de pódios, medalhas e vitórias se faz uma época na APCC… Além dos grupos de competição do boccia, natação e tricicleta, cujos elementos dedicam toda a sua energia e empenho ao longo de meses para se superarem e obterem os melhores resultados possíveis, há utentes cujo esforço é igualmente admirável e que integram os grupos de lazer e manutenção. Mas quando chega o final do ano desportivo… a palavra de ordem é relaxar!

A canoagem no rio Mondego já é, por isso, uma espécie de tradição, sinal de que as férias estão próximas, mas também uma última oportunidade para conviver com amigos antes do regresso, em setembro… E ontem, na praia fluvial de Palheiros e Zorro, lá estiveram então utentes, treinadores e auxiliares do Departamento de Educação Física e Desporto, repartindo a manhã entre os caiaques e o areal e, sobretudo, batendo recordes de alegria!

Ler mais

Inclusão e empreendedorismo em foco em reunião de projeto europeu para a empregabilidade de pessoas com deficiência com a participação da APCC

No âmbito do projeto internacional o diversHUBility – que pretende criar estratégias e ferramentas inovadoras para melhorar as oportunidades de empregabilidade das pessoas com deficiência – realizou-se recentemente, na Grécia, um encontro de parceiros em que a APCC marcou presença. O encontro serviu para dar a conhecer as realidades dos diversos países envolvidos, mas também para treinar novas competências por parte dos participantes.

Assim, foram analisados programas nacionais e europeus que promovem a inclusão no mercado laboral e na sociedade (com um foco particular na identificação de aliados e no estabelecimento de parcerias, mas também na importância de práticas inovadoras) e trabalhadas capacidades no campo do empreendedorismo social (numa perspetiva de promoção da autonomia e independência, mas também com o objetivo mais alargado de fomentar a mentalidades empreendedora).

Ler mais

Uma semana a celebrar na APCC o poder transformador do teatro, com o Sala T e o Projeto Estúdio

Uma semana inteira a olhar para o teatro, para como se faz, como se nos apresenta, como nos leva a questionar, como nos muda. Foi a isso que se propuseram o Sala T e o Projeto Estúdio durante a Semana do Teatro, que terminou na passada sexta-feira e em que aqueles dois coletivos da APCC revisitaram, na Quinta da Conraria, os seus mais recentes espetáculos: “Algo acontece” e “Oficina em que o mundo dá muitas voltas”, respetivamente.

O público foi, desta vez, constituído maioritariamente pelos utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD), mas no último dia houve uma sessão muito especial preparada pelo Sala T para familiares dos próprios atores! Comecemos, por isso, pelo fim…

Ler mais

APCC voltou a juntar jovens para a prática do desporto adaptado (desta vez, tricicleta e boccia)

Para o Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, o final da época desportiva foi dedicado a pensar… nas próximas! Ontem tiveram lugar os Dias Abertos da Tricicleta e do Boccia – já depois de, no início do mês, se ter realizado outro dedicado à natação – que permitiram a diversas crianças e jovens experimentar pela primeira vez aquelas modalidades e, igualmente importante, divertir-se a valer!

A manhã foi para a tricicleta, com a pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra a ser percorrida uma e outra vez, a ritmos diferenciados e com estilos próprios, mas sempre com muito entusiasmo. Sendo esta uma disciplina do atletismo (em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios) que permite grande mobilidade a praticantes com dificuldades no movimento ou no equilíbrio, foi comum e evidente a alegria proporcionada pela sensação de liberdade!

Ler mais

Atletas Ana Laura Ferreira e José Miguel Morgado distinguidos pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo

Ana Laura Ferreira e José Miguel Morgado, jogadores de boccia da APCC, estiveram entre as personalidades de Miranda do Corvo com resultados desportivos meritórios alcançados em 2023, distinções que receberam no passado dia 12 de julho, na Gala do Desporto e Cultura daquele município. A jovem atleta foi mesmo consagrada como Atleta Feminina do Ano, tendo sido escolhida pelo júri como a que mais de destacou no período em causa.

Na retrospetiva do ano passado, Ana Laura (atualmente com 18 anos) defendeu as cores de Portugal no Campeonato do Mundo de Jovens e, em representação da APCC, conquistou três medalhas em competições – de âmbito nacional, regional e para jovens – e participou num total de sete provas. Já José Miguel (22 anos) competiu em dois campeonatos regionais, tendo alcançado uma medalha. Ambos integram o grupo de competição do boccia do Departamento de Educação Física e Desporto.

Ler mais