fbpx

“O Processo de Identidade”: ISCAC recebe obras de Humberto Arromba, mais um artista da APCC a expor em nome próprio

Chama-se “O Processo de Identidade”, é a primeira exposição de Humberto Arromba, um dos artistas plásticos que exerce a sua atividade criativa na APCC, e terá lugar na Coimbra Business School – ISCAC. Vai ser inaugurada no dia 22 de maio, pelas 15H00, com a presença do autor e de representantes das duas entidades, e reúne um conjunto de obras no domínio da pintura, que ficarão patentes até 21 de abril.

Ao expor as suas obras na Coimbra Business School – ISCAC, o artista Humberto Arromba – que é também Humberto Arromba, estudante da instituição – não só apresenta a sua identidade artística, mas também permite que sejamos testemunhas dos resultados de um processo de transformação profundo. Na multiplicidade de existências que foi precisando descobrir ao longo do seu percurso de vida, mostra-se particularmente relevante aquela que construiu a partir da descoberta da pintura e o renascer que esse momento representou.

Ler mais

“Coimbra a Brincar”, nos dias 25 e 28 de maio: descubra agora mesmo a resposta a todas as perguntas!

O quê? A 12.ª edição do “Coimbra a Brincar”, evidentemente! Quando? A 25 de maio, entre as 10H00 e as 18H00, e 28 de maio, entre as 10H00 e as 16H00. Onde? Quase todas as atividades decorrerão na margem direita do Parque Verde, mas algumas terão lugar no Edifício Chiado, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Parque Linear do Vale das Flores e UC Exploratório. Porquê? Para celebrar o Dia Internacional do Brincar e o brincar intergeracional enquanto fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento, assim como à saúde física e mental!

E estão quase todas as perguntas respondias… Só falta mesmo… Como? Com mais de 100 atividades completamente gratuitas e para todas as idades, incluindo jogos ampliados, jogos de tabuleiro, jogos tradicionais, dança, música, pintura, desenhos e moldagem, trabalhos manuais, teatro e sketches, histórias e contos, experiências, robôs e drones, brinquedos tradicionais, plantação de sementes, insuflável, pinturas faciais, modelagem de balões, animação de rua, minibasquetebol, râguebi, ginástica, artes marciais, tiro ao alvo, bubble football, demonstração de treino de cães, veículos de socorro e policiais, área dos bebés, passeios de barco e mais!

Ler mais

“A Lente da Mudança” voltou a refletir a opinião dos utentes da APCC sobre a Quinta da Conraria, desta vez na Faculdade de Psicologia

“A Lente de Mudança” foi uma atividade desenvolvida no âmbito de um estágio na área de Serviço Social na APCC, em 2023, pela estudante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Catarina Gaspar. Realizada junto de 41 utentes, pretendeu saber a sua opinião sobre o que mais gostam na Quinta da Conraria e o que mudariam se pudessem, e foi apresentada à comunidade da Associação no final desse ano.

Ontem, e reforçando a importância da proximidade entre o terceiro setor e a academia, esse projeto foi o tema de um workshop realizado naquela faculdade, em que marcaram presença docentes e alunos, mas também utentes, profissionais e dirigentes da APCC. Passando em revista o trabalho realizado – num contexto de ensino-aprendizagem e de investigação e recorrendo à metodologia Photovoice – esta sessão serviu ainda para desafiar todos os presentes ao desenvolvimento de parcerias futuras.

Ler mais

5ª Punkada vão atuar no Festival Nereida, numa noite em que Coimbra vai ser sinónimo de punk rock

Depois de, no ano passado, terem feito parte da história do Luna Fest, ao participar na primeira edição de sempre daquele festival nascido e criado em Coimbra, os 5ª Punkada voltam agora a andar às voltas no espaço sem sair da sua cidade… Isto porque, no próximo dia 30 de maio, vão atuar no Nereida, que se vai realizar no Jardim da Sereia e marcará o arranque de um conjunto de eventos culturais e musicais que antecipam e permitem fazer o ‘aquecimento’ para o Luna Fest 2024.

Será uma noite de verdadeiro punk rock, na música, mas sobretudo na atitude insubmissa e inconformada dos protagonistas: além dos 5ª Punkada, atuarão também os explosivos The Parkisons. E isto significa que haverá dose dupla de Victor Torpedo: como membro da trupe que partiu de Coimbra para ‘incendiar’ Londres e como convidado já indispensável da banda pop/rock da APCC, em cujo disco de estreia participou e com quem não tem parado de tocar desde então.

Ler mais

APCC no Nacional de Boccia Individual: oito atletas, uma medalha e uma grande lição de desportivismo

Foi com uma comitiva alargada e cheia de talento (com mais ou menos experiência) que a APCC se apresentou em Viseu, para disputar o Campeonato Nacional de Boccia Individual – Masculino e Feminino, que se realizou no passado fim de semana. E foram oito os atletas que vestiram as cores da Associação nesta prova: Ana Laura Ferreira, António Marques, Diogo Peixeiro, Mariana Silva, Raquel Miranda, Ricardo Ferreira, Rui Gomes e Teresa Vendeiro.

Nos resultados, há a destacar a medalha de bronze conquistada pelo António na classe BC1, mais uma a acrescentar a um currículo inigualável! Em tudo o resto, o relevo tem mesmo de ser dado à sempre importante união de toda a comunidade que se reúne em torno do Departamento de Educação Física e Desporto: atletas, técnicos e famílias! Uma união ainda ...

Ler mais