fbpx

Já foi inaugurada a exposição “Persona”: fantoches que são retratos de utentes da APCC

Foi a primeira aparição pública da Romi, do Macacos, do Elogios, da Piolha, do Saltitão, da Mari, da Amargo, da Miau, da Dourada, do Pedrinho, do Kiko, do Nacol, do Cristiano, do Raimundo, do Eiló, do Panhóco, do Espetilão, da Princesa, do Cocas, e do Sapo. Quem são eles? São os fantoches que também são autorretratos dos utentes da Sala O2 da APCC, reunidos na exposição “Persona”, inaugurada na passada sexta-feira.

Esta foi também a primeira oportunidade para conhecer alguns dos autores – que são a Ana Margarida, o Titó, o Arménio, a Carina, o Carlos, a Cristina, a Dina Maria, a Dora, a Isabel, o João Pedro, o Jorge, o Kuís, o Marcelo, o Pedro, o Rafael, o Ricardo, o Ricardo André, a Rita Joana, o Sandro e o Vitor – e de perceber a dinâmica de trabalho e de criação daquele espaço.

Algo que os visitantes vão poder fazer até 23 de setembro: “Persona” estará patente nos dias úteis, sempre entre as 10H30 e as 12H00, na Quinta da Conraria. Será ainda possível adquirir as peças em exibição, bem como alguns trabalhos anteriormente exibidos: as pinturas da exposição “Bright – Formas com Mensagens”, os brinquedos de mola de “Figuras Assustadoras” ou as pinturas, monotipias e esculturas de “A Sala O2, Socialmente Criativo e Inclusivo”.

Esta exposição foi dinamizada pela professora Maria Rebelo, no contexto da vertente da área de artes da Sala O2 (coordenada pelo professor António Valente) e do projeto SOCRIN – SOCIALMENTE, CRIATIVO e INCLUSIVO, financiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação através do Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2018, que pretende trabalhar a transformação das mentes dos utentes e contribuir para a sociabilização, também através de um convite à sociedade.

A Sala O2 é dirigida a pessoas com deficiência e incapacidade com significativas limitações da atividade e restrições na participação e encontra-se integrada no Centro de Atividades Ocupacionais da APCC, onde são asseguradas dinâmicas de âmbito socialmente útil, ocupacional, lúdico, terapêutico ou desportivo. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.