Bocciateca

Bocciateca: técnicos de instituições da região Centro receberam formação na APCC

Com a Bocciateca da APCC já implantada e em pleno funcionamento, prosseguem as iniciativas que visam a sua divulgação e a do boccia sénior. Dessa forma, teve lugar no passado dia 19 de março um segundo workshop dirigido exclusivamente a técnicos e professores de instituições de solidariedade social da região Centro (o primeiro havia sido realizado em julho do ano passado).

Estiveram presentes colaboradores de entidades de Penela, Portunhos e Mangualde, que puderam assim ficar a conhecer o primeiro e único centro de recursos para o boccia do País, mas também perceber melhor as próprias regras e dinâmicas daquela modalidade. A sessão decorreu no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra e serviu também para que fossem cedidos quatro kits de jogo às instituições participantes.

Ler mais

APCC abriu oficialmente Bocciateca, o primeiro centro de recursos de boccia em Portugal

161220_ci_apcc_aberturabocciateca_thumbA APCC abriu oficialmente ontem a Bocciateca, um centro de recursos para o boccia que é o primeiro do seu género a ser criado em Portugal. Funcionando no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, a Bocciateca permitirá a qualquer instituição interessada em fomentar o boccia sénior entre os seus utentes requisitar todos os equipamentos necessários.

Através deste centro, a APCC – pioneira no boccia em Portugal – estará também disponível para dar formação a professores e outros técnicos, bem como outros apoios que sejam solicitados. O objetivo é estabelecer um programa estruturado para a prática do boccia sénior na região, aliando atividades desportivas, de lazer e de competição.

Ler mais

II Encontro de Boccia Sénior da APCC só teve vencedores

161130_apcc_iiencontrobocciasenior_thumbCerca de três dezenas de utentes do Lar Integrado da APCC, do Centro de Dia do Ateneu de Coimbra, do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova e da Fundação ADFP de Miranda do Corvo participaram ontem (29 de novembro) no II Encontro de Boccia Sénior da APCC.

Em equipas mistas e divididos por três campos de jogo, realizaram algumas partidas, não sem algum espírito competitivo, mas sobretudo com grande vontade de fazer o seu melhor. A iniciativa permitiu a muitos retomar o contacto e a outros até estrear-se numa modalidade desportiva da qual podem retirar grandes benefícios.

Ler mais

Seniores do distrito de Coimbra vão participar no II Encontro de Boccia Sénior da APCC

161128_apcc_iiencontrobocciasenior_thumbUtentes da APCC, do Ateneu de Coimbra, da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa e da Fundação ADFP de Miranda do Corvo vão participar amanhã (29 de novembro) no II Encontro de Boccia Sénior da APCC, que decorrerá no Pavilhão do Clube de Futebol União de Coimbra, a partir das 10H00. Serão cerca de 30 jogadores, que irão competir de forma saudável e, sobretudo, tomar contacto com uma modalidade desportiva da qual poderão beneficiar grandemente.

Além de contribuir para manter um estilo de vida ativo, esta vertente do boccia permite aos seus praticantes conservar aptidões funcionais e físicas, melhorar a mobilidade e as capacidades de concentração, equilíbrio e coordenação, além da própria capacidade intelectual. Aumenta ainda a sensação de bem-estar e a autoestima e pode ajudar a combater o isolamento e inícios de depressão.

Ler mais

Sabia que a Bocciateca da APCC o ajuda a implementar o boccia sénior na sua instituição?

BocciatecaA Boacciateca da APCC é um centro de recursos para a prática desportiva do boccia, dirigido a seniores com ou sem deficiência. Dispõe, por isso, de diversos conjuntos de jogos para facultar a instituições interessadas em iniciar a prática do boccia sénior nas suas próprias instalações e posteriormente participar em encontros inter-instituições.

O boccia sénior é uma modalidade desportiva com grandes benefícios para os seus praticantes. Além de contribuir para manter um estilo de vida ativo, permite conservar a capacidade funcional e autonomia física, bem como melhorar a mobilidade articular, a força muscular e a motricidade fina. Tem também vantagens ao nível da capacidade de concentração, do equilíbrio, da coordenação motora e da própria capacidade intelectual.

Ler mais